Facebook (Foto: Montagem) |
Usuários do Facebook podem endossar propagandas
inconscientemente no novo sistema de patrocínio da rede social. Agora o
Facebook vai permitir que atualizações no feed de notícias carreguem
mensagens de seus patrocinadores. O novo sistema começa no Ano Novo e é
chamado de "histórias patrocinadas". As atualizações poderão ser vistas
no feed de notícias de amigos dos usuários. No momento, se você curte um
produto, isso nem sempre vai aparecer nas suas atualizações, mas isso
vai mudar.
O novo sistema vai mostrar a sua foto de perfil aos seus amigos e o
produto que você "endorsa" ocupando um espaço maior na tela das suas
atualizações. O site admite que essa mudança foi pensada para trazer
mais receita de anunciantes. O esquema procura resgatar o US$1 bilhão
gasto por ano no desenvolvimento do site. O Facebook garante que essas
atualizações estarão marcadas como "Patrocinadas" e acredita que, assim,
as propagandas serão menos invasivas.
Se um usuário "curtir" um produto, esse status ficará visível
em suas atualizações e na sua Linha do Tempo do perfil. Assim, o
Facebook poderá cobrar mais de seus anunciantes. Muitos usuários, no
entanto, não gostaram do novo sistema e sentem que a rede social está se
apossando demais de dados pessoais dos seus mais de 800 milhões de
membros. Usuários americanos chegaram a lançar uma ação legal contra o uso comercial do botão "curtir".
Sobre isso o Facebook respondeu em um e-mail formal: “Estamos revendo a
decisão e continuamos acreditando que o caso não tem mérito”.
Via TechTudo e Daily Mail
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