quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lenovo ultrapassa Dell e é a segunda maior fabricante de PCs do mundo

A Lenovo produziu 12,5 milhões de computadores no período que vai de junho a setembro deste ano, superando a Dell, que construiu 11,3 milhões de unidades. Os números são do instituto de pesquisas IHS, e colocam a companhia chinesa no segundo lugar mundial entre os maiores fabricantes de computadores, empurrando a norte-americana Dell para a terceira posição. Na liderança do ranking segue a HP, que emplacou 16,3 milhões de PCs. A Acer manteve a quarta posição com 9,5 milhões.

Tudo-em-um da Lenovo (Foto: Divulgação)
Tudo-em-um da Lenovo (Foto: Divulgação)
Segundo a avaliação divulgada à imprensa de Matthew Wilkins, analista da IHS, o crescimento da Lenovo se explica pela alta demanda por PCs em toda a China, principal mercado da marca que nasceu em 2004, quando a IBM resolveu abandonar a produção de computadores pessoais que havia criado nos anos 1970.
Segundo Matthew, enquanto Estados Unidos e Europa sofrem com crise econômica e vivem um momento de crescente interesse nos tablets, os computadores convencionais seguem fortes na China, onde, além de fábricas, a Lenovo dispõe de ampla rede de distribuição. A tal ponto que os chineses começam a ameaçar a HP, que perdeu boa parcela de seus distribuidores no país, dada a incerteza sobre a sua continuidade no mercado de computadores pessoais.
No geral, as vendas de computadores cresceram 2,6%, índice abaixo das previsões, no período que compreende junho, agosto e setembro deste ano em relação aos mesmos meses de 2010. O número é considerado bastante tímido, mas não deixa de ser relevante: “qualquer crescimento deve ser comemorado como vitória do mercado por conta do momento de incerteza econômica e da concorrência com plataformas alternativas, como os tablets”, afirmou Matthew.

Fonte: TechTudo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário