quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Samsung funde sistemas para criar alternativa ao Android

Em um esforço para se livrar da dependência do Android em seus smartphones, a Samsung pretende realizar a fusão dos sistemas operacionais Bada e Tizen. A decisão veio à tona durante a CES 2012, revelada por Tae-Jin Kang, vice-presidente sênior de planejamento de conteúdos da Samsung.
samsung com android
Samsung com Android (Foto: Divulgação)
A plataforma para smartphone Bada, desenvolvida para suportar vários dispositivos e aplicativos, foi criada em 2010 com o objetivo de tornar o custo-benefício dos aparelhos da Samsung mais vantajoso para seus clientes. Assim, a empresa não precisaria pagar pela licença ao Google, que detém a patente do Android.
Já o Tizen, previsto para ser lançado este ano, é um projeto patrocinado pela Samsung e Intel e desenvolvido pela Linux Foundation. O sistema operacional de código aberto utiliza aplicativos baseados em padrões HTML5 e Web, muito utilizados por desenvolvedores, e foi concebido para ser utilizado em celulares, tablets, netbooks e TVs. A Intel já havia se aventurado antes, quando desenvolveu o sistema operacional Meego, sem obter muito sucesso.
A Samsung terá que se esforçar bastante em produzir uma plataforma tão interessante quanto à do principal concorrente. Além disso, o Android tem dominado grande parte do mercado porque o Google o licenciou para vários fabricantes, como a própria Samsung.
Caso o resultado da fusão seja bem sucedido, restará ainda convencer os consumidores a experimentar a nova plataforma, já que o Android está presente em vários dispositivos móveis de diversas marcas, já tendo sido aprovado por uma grande gama de usuários.

Via TechTudoReuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário