segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dreamlinux 5 já está disponível para download

Foi lançada ontem (01/01) a versão estável do Dreamlinux 5. O sistema Linux desenvolvido pelos brasileiros Nelson Gomes da Silveira, André Felipe J. Souza e João Batista Esteves traz uma interface elegante, compatibilidade e ferramentas para desenvolvedores. O download já está disponível e pode ser feito através do site oficial do projeto.
Dreamlinux 5 (Foto: Divulgação)
Dreamlinux 5 (Foto: Divulgação)
Com uma coloração predominantemente cinza, ícones marcantes e uma dock inferior, a interface do Dreamlinux lembra bastante o Mac OS X. Mas, diferente do sistema da Apple, a distro roda o Kernel Linux versão 3.1 e ambiente gráfico Xfce 4.8 com customização própria.
No quesito compatibilidade, o Dreamlinux também se sai muito bem. De acordo com o site oficial, ele é totalmente compatível com o Debian 7 Wheezy, uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Ainda segundo o anúncio, o Dreamlinux 5 traz um exclusivo sistema de boot que possibilita uma inicialização rápida. A distribuição pode ser instalada a partir de um DVD ou pen drive, e requer um processador de 32 bits com 512 MB de memória RAM e 8 GB de espaço no HD.
O Dreamlinux 5 também conta com ambientes de programação Ruby Lua, Vala, C, C++, Python e Perl, dentre outras bibliotecas de desenvolvimento pré-instaladas, prontas para serem imediatamente utilizadas.
O download do Dreamlinux 5, como era de se esperar, é gratuito e está disponível por HTTP ou Torrent. São 965 MB que, devido a grande demanda, pode demorar um pouco mais que o normal para baixar. Neste momento, o mais recomendado é fazer download por Torrent.

Via TechTudo e Ubuntips

Nenhum comentário:

Postar um comentário