segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

AMD pode lançar Phenom com 8 núcleos

A AMD reluta em aposentar a marca Phenom. Os processadores alcançaram bons resultados no mercado e podem ganhar sobrevida com a arquitetura Bulldozer. No cronograma da AMD estaria o desenvolvimento de novos modelos com oito núcleos. A história surgiu depois que usuários observaram detalhes de updates na BIOS de alguns modelos de placa-mãe da ECS.
phenon
AMD Phenon II X4 (Foto: Divulgação)
Ao que tudo indica, a AMD já trabalha nos processadores. A nova linha deve receber o nome de Phenom II X8. Os Phenom ocuparão um mercado altamente sensível para a AMD, que sempre esgrime o custo benefício como principal apelo de venda de seus produtos.
Com desempenho inferior aos FX da linha Bulldozer, os novos Phenom farão uso dos modelos Zambezi, que permitem CPUs com 4, 6 ou 8 núcleos físicos. Além disso, os processadores terão TDP de 95 watts e deverão calçar os soquetes AM3+ (chipsets AMD 9 ou superior). Os clocks deverão alcançar patamares levemente inferiores que as principais linhas da AMD.
Pelo que os updates das BIOS permitem desvendar, serão quatro novos modelos: Phenom II X8 2420 (2.40 GHz), 3020 (3.00 GHz a 125 watts), 2520 (2.50 GHz) e 2820 (2.8 GHz).
A princípio, os produtos teriam desempenho interessante. Não há ainda informações sobre o preço e entende-se que a AMD irá posicioná-los um degrau abaixo da sua principal família, a FX. A ideia é evitar que os Phenom, com desempenho inferior, comprometam a imagem de desempenho premium dos FX, que já está chamuscada pelo lançamento aquém das expectativas da arquitetura Bulldozer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário