quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jailbreak do iOS 5: como desbloquear seu iPhone

No dia 27 de dezembro, o grupo hacker conhecido como Dev-Team liberou o software responsável pelo Jailbreak do iOS 5.0.1, o Redsn0w, uma ferramenta muito aguardada pelos usuários do iPad, iPhone e iPod Touch.
Com esta nova versão, o Redsn0w traz o Jailbreak untethered (completo) do sistema operacional móvel da Apple, depois de um longo período com versões que faziam apenas desbloqueio parcial, também chamado de tethered.
Nesta modalidade, ao desligar o aparelho, o dono do iGadget perdia o desbloqueio.
iPhone 3GS (Foto: Allan Melo/TechTudo)
iPhone 3GS é um dos modelos compatíveis com o novo jailbreak do iOS 5 (Foto: Allan Melo/TechTudo)
Conceito
Nesse tutorial do TechTudo será mostrado como fazer o processo de liberação dos gadgets da Apple. Antes disso, é preciso entender o que é o Jailbreak e as questões envolvidas no seu uso.
O Jailbreak ("fugir da prisão", em tradução simples) é um processo onde o dono de um aparelho da Apple (iPad, iPhone e iPod Touch) quebra o bloqueio imposto pela fabricante, abrindo caminho para a possibilidade de instalar programas vindos de outras fontes além da loja de aplicativos da Apple (App Store), trazendo novas funções, modificações e personalizações ao seu aparelho.

Histórico
O que motivou a criação do Jailbreak foi a carência de programas para o primeiro iPhone.  Nessa versão o aparelho vinha com apenas 16 aplicativos, e o iPod touch vinha com apenas 12. Não existia nenhuma forma de se instalar aplicativos, nem pela Apple, nem por meios alternativos. A única opção que havia eram algumas páginas de internet formatadas para parecem aplicativos para iPhone, chamadas pela Apple de Webapps. Ela esperava que isso fosse suficiente, mas não foi.
Depois que veio o primeiro Jailbreak, veio também o instalador de aplicativos Installer, abrindo caminho para a instalação de apps e diversos hacks que tiravam as limitações do iPhone - como por exemplo, usar o celular como modem para conectar na internet, suporte a MMS, copiar e colar, gravação de filmes, multitarefa, instalação de temas e fundos de telas, dentre outras deficiências que as primeiras versões do iPhone tiveram.
Quando a Apple lançou sua própria loja de aplicativos (que para alguns foi inspirada no installer), ela procurou manter padrões rígidos na aprovação de programas. Assim, a empresa evitaria a inclusão de programas mal-intencionados ou de caráter pornográficos. Porém, mesmo com a loja, o Jailbreak continuou a crescer, impulsionado exatamente pelas restrições da App Store.
Seguindo o mesmo princípio do Installer, Jay Freeman criou o instalador Cydia, que mais tarde ganhou um perfil de loja, passando a ter também sistema de pagamentos e uma interface muito parecida com o formato da loja de aplicativos da Apple. Depois que o Installer foi descontinuado e outros candidatos a instalador/loja para iPhone sumiram, o Cydia se tornou o maior concorrente da App Store dentro do universo iOS.
O histórico completo do Jailbreak pode ser visualizado na Wikipédia (já está atualizado); .
Você pode ter até a previsão do tempo na Lockscreen! (Foto: Reprodução/iClarified)
O Cydia permite até que você tenha previsão do
tempo na Lockscreen! (Foto: Reprodução/iClarified)
Personalidades do Jailbreak
O universo do Jailbreak não surgiu do nada. Conheça alguns dos personagens e grupos que fizeram a história dele.

Dev-Team
O Dev-Team, principal grupo hacker no cenário do Jailbreak, é também um dos grupos mais éticos, tendo como política não aceitar doações e ser contra a pirataria, desenvolvendo sempre hacks que não passam por cima da lei. Para isso, seus membros tomam cuidado de não alterar códigos que sejam de propriedade intelectual da Apple. Eles produzem algumas das mais famosas ferramentas gratuitas para Jailbreak, como PwnageTool e Redsn0w, além do software de desbloqueio de operadora, Ultrasn0w.

Chronic Dev Team
É outra equipe de hackers bem ativa. São os produtores de outra solução de Jailbreak chamada Greenpois0n. Essa ferramenta também já está atualizada para o novo Jailbreak.

Jay Freeman (Saurik)
Também é conhecido como “Saurik”, é criador da loja de aplicativos Cydia e membro do iPhone Dev-Team. Ele também desenvolve programas de computador e web add-ons. Os nomes da maioria de seus lançamentos começam com ‘Cy “(por exemplo Cydia e Cycorder).

George Hotz (GeoHot)
Esse hacker de 17 anos foi o primeiro no mundo a desbloquear o iPhone, pouco mais de um mês após seu lançamento. Ele também ajudou a encontrar várias outras falhas que permitiram os desbloqueios futuros, além de criar ferramentas para fazer Jailbreak como o blackra1n e o limera1n. Hotz já hackeou também o PlayStation3, causando polêmica e uma briga judicial com a Sony. Segundo alguns sites, hoje ele é funcionário do Facebook.
Nicolas Allegra (comex)
Também é membro do iPhone Dev Team, e é o criador do desbloqueio chamado Jailbreakme. Neste site, bastava que o usuário acesse um site pelo seu iPhone e deslize um botão para efetuar o desbloqueio do aparelho. Ele começou a programar com 9 anos, e seu talento e fama foram tão grandes que ele acabou sendo contratado pela Apple;

MuscleNerd
Ele é um dos principais membros do iPhone Dev-Team e uma das vozes mais ativa no grupo
.
Pod2g
É um hacker que descobriu várias brechas no iPhone, sendo algumas utilizadas na execução do Jailbreak. Ele é o autor do atual Jailbreak untethered para iOS 5.0.1.

Polêmica
Hoje a grande polêmica em torno do Jailbreak reside exatamente no fato de permitir que o usuário instale programas de fontes alternativas, o que pode levar também a instalação de programas pirateados, além de apps maliciosos. A Apple usa isso como argumento para não dar mais suporte a aparelhos que estejam com o Jailbreak ativo, mas isso é algo que pode ser contornado com uma simples reinstalação do sistema.
Polêmicas à parte, a decisão de utilizar ou não o Jailbreak pertence a cada usuário e deve ser tomada com base nas necessidades do mesmo.
App do Cydia permite aumentar ou diminuir a fonte de sites (Foto: Reprodução)
Outra função muito usada é o app do Cydia que
permite aumentar ou diminuir a fonte de sites (Foto:
Reprodução)
Legalidade
O processo de Jailbreak não é considerado crime. Antes do ano de 2010, o Jailbreak era considerado ilegal nos Estados Unidos. Entretanto, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que legalizou essa prática. A lei considera o desbloqueio de celulares uma exceção à Digital Millennuim Copyright Act (DMCA, ou Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) e permite que o consumidor faça o que quiser com o aparelho que comprou, exceto distribuir material pirata, como programas comerciais crackeados, por exemplo. Já no Brasil não há nenhuma lei contra ou a favor do mesmo processo.

Vantagens
Os defensores do Jailbreak alegam que ele eleva o iPhone ao seu potencial máximo ao quebrar as restrições impostas pela Apple e com isso, possibilitam:
- Instalar programas de fontes alternativas;
- Instalar modificações no aparelho que derrubam as restrições da Apple;
- Permitir acesso completo ao aparelho, como por exemplo, via ssh;
- Poder desbloquear o aparelho para usar a operadora que quiser;
- Melhorar algumas funcionalidades já existes.

Desvantagens
Já a Apple e alguns especialistas que são contra o processo afirmam que ele pode:
- Diminuir a segurança do aparelho, pois quebra uma série de proteções que a Apple coloca;
- Aumentar o consumo da bateria ao usar alguns aplicativos;
- Diminuir o desempenho do aparelho;
- Quebrar a garantia do aparelho junto ao fabricante;
- Levar ao uso de programas pirateados.
Aparelhos compatíveis
O Jailbreak liberado suporta o iOS 5.0.1 e é limitado a dispositivos com processador A4 ou inferior. Ou seja: o desbloqueio não é compatível com o iPhone 4S ou o iPad 2 (que usam A5). Se você tem dúvidas, os suportados são apenas o iPhone 4 e 3GS, iPod Touch de 4ª ou 3ª geração, e o iPad 1.
Se seu aparelho for compatível, basta seguir esses passos para fazer o Jailbreak:
Passo 1. Baixe o programa Redsn0w para Windows ou Mac;
Passo 2. Descompacte o arquivo baixado e execute o Redsn0w;
Passo 3. Conecte o cabo usb no iPhone e depois no computador;
Passo 4. No redsn0w, clique no botão Jailbreak;
Passo 5. Desligue seu aparelho pressionando o botão “power” (no canto superior direito) até aparecer o botão deslizante, depois arraste o mesmo para finalizar o desligamento;
Passo 6. Segure o aparelho, já posicionando um dedo no botão de desligamento, sem pressioná-lo;
Passo 7. No programa Redsn0w, clique em “Next” e comece a fazer as instruções do programa;
0.9.10b1
0.9.10b1
Passo 8. A primeira instrução manda segurar o botão “power” por 3 segundos;
Passo 9. Na segunda instrução, mantenha o botão “power” pressionado, e pressione também o botão “home” (botão central que fica na parte inferior) por 10 segundos;
Passo 10. Na terceira instrução, solte o botão “power” e mantenha pressionado o botão “home” por 15 segundos. Antes mesmo de completar o tempo o programa avisa que localizou o aparelho e começará a preparar o Jailbreak;
Passo 11. Na próxima tela o programa exibe as opções de instalação. Marque a opção “Cydia” e clique em “Next”;
Passo 12. Aguarde o programa finalizar o processo e reinicialize o aparelho.
Pronto! Agora é só acessar o ícone do programa Cydia, procurar os programas ou hacks que precisa e instalar.

Via TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário