sábado, 24 de dezembro de 2011

Aplicativo usa as redes sociais para analisar o nível ecônomico de seus amigos

Uma startup de linhas de crédito de Hong Kong criou um serviço que analisa o nível econômico de seus contatos nas redes sociais, para decidir se pode ou não ceder um empréstimo financeiro ao usuário. A Lenddo também avalia o comportamento dos seus amigos nas redes sociais para fazer um prospecto do seu comportamento como futuro cliente.
lenndo
Lenddo - avalia se seus amigos das redes sociais são bons pagadores.

A Lenddo solicita ao usuário os dados de sua conta no Facebook, para análise dos amigos que te seguem. Depois, o sistema solicita as suas contas do GMail, Twitter, Yahoo e Windows Live. Os seus amigos serão avaliados por um algoritmo, que a empresa alega ser “proprietário e secreto”, para determinar o coeficiente de relevância financeira das pessoas que te seguem. Um exemplo de como o sistema funciona: o site britânico The Observer possui 470 pontos no sistema, pontuação essa que é considerada elevada. Porém, se o site tentar um empréstimo na Lenndo, ele vai exigir que o site tenha, no mínimo, três usuários confiáveis, com pontuação acima de 400.
O serviço por enquanto só está disponível nas Filipinas, mas eles começam a planejar a sua entrada nos Estados Unidos. O CEO da empresa, Jeff Stewart, disse que sempre prefere usar o velho e famoso ditado: “diga-me com quem andas, que eu te direi quem és”.
“Nós pensamos que, na era da Internet, você deve ser capaz de estabelecer a sua reputação e identidade através do gráfico social e de sua comunidade no mundo online e offline, e usar isso para obter acesso aos produtos financeiros de nossa empresa”, disse o executivo.
A Lenddo também avalia o comportamento dos seus amigos nas redes sociais para fazer um prospecto do seu comportamento como futuro cliente. Por exemplo se um de seus melhores amigos no Facebook pegou um empréstimo no banco e pagou dentro do prazo, o sistema logo vai entender que existe uma boa chance de você fazer o mesmo.
O sistema é interessante, mas pode gerar efeitos colaterais perigosos. Se por algum motivo você não conseguir pagar o seu empréstimo, isso fica registrado na sua pontuação da Lenddo, e por tabela, a pontuação dos seus amigos registrados no site cai. E o que é pior: se depois de várias tentativas e notificações, você não pagar o seu débito, o serviço toma a liberdade de alertar para os seus amigos, familiares e comunidades em geral que você é um mau pagador.
Logo, se algum dia você pensa em usar este serviço, use-o com sabedoria e prudência. Para mais informações, visite o site oficial da Lenddo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário