segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Android Market oferece jogos com vírus

Na semana do Natal, uma série de aplicativos falsos entrou no Android Market contendo vírus que poderiam contaminar usuários desatentos. A informação foi revelada pela firma de segurança F-Secures, empresa que tem funcionários dedicados a monitorar questões de segurança em dispositivos móveis. Entre os alvos, principalmente jogos conhecidos do grande público.
Cut The Rope (Foto: Divulgação)
Cut The Rope (Foto: Divulgação)
A F-Secures aponta que durante 24 horas havia versões de Cut the Rope e Assassin's Creed disponíveis no Market do Google com cavalos de troia embutidos no software. Ao instalar o aplicativo, o dono do celular poderia ter informações interceptadas ou ainda o celular utilizado para atividade ilícita – comportamento comum em cavalos de troia.
A tática utilizada pelos hackers foi adotar nomes de jogos conhecidos. Cut the Rope FREE aparecia na listagem de apps do Android Market sem qualquer mensagem informando que a empresa Eldar Limited, a responsável pelo jogo, não é a mesma que publica o game original Cut the Rope (esse sim sem vírus embutido, até onde se sabe).
Pelo menos o Google já tomou as medidas cabíveis. Apagou todos os aplicativos com conteúdo malicioso, a fim de evitar que mais usuários sejam contaminados por cavalos de troia. Ainda resta saber se a empresa vai avisar a quem baixou os jogos falsos sobre a presença de malware.
A F-Secure dá a dica: usuários devem buscar pelo nome do jogo pago e verificar o nome da empresa que o publica. Em seguida, ao procurar por opções gratuitas do jogo, checar se é a mesma empresa. Em caso negativo, as chances de ser fraude são muito grandes.
Quanto ao Google, deveria adotar uma verificação de código-fonte mais pesada para evitar que esse tipo de situação não se repita. Não é a primeira vez que apps com malware aparecem no Android Market.

Via TechTudoZdnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário