De acordo com as últimas pesquisas realizadas pela Strategy Analytics, a Samsung ultrapassou a Apple
no posto de primeiro lugar entre os fornecedores mundiais de
smartphones, de acordo com os números do terceiro trimestre de 2011.
Alex Spektor, analista sênior da Strategy Analytics, disse que os
envios globais de smartphones dos fabricantes para as lojas cresceram em
44%, se comparado aos números do terceiro trimestre de 2010, alcançando
um número recorde de 117 milhões de unidades enviadas no terceiro
trimestre de 2011. Destes, só a Samsung enviou 28 milhões de smartphones
para o mercado global, representando uma cota de 24% do volume total do
mercado.
A ascensão da Samsung neste segmento se explica por conta dos vários
lançamentos em um mesmo período, além de uma combinação de projetos de
hardware elegantes, serviços no sistema Android e extensiva distribuição
global dos modelos lançados. Com isso, a Samsung demonstrou que é
possível, pelo menos a curto prazo, se diferenciar das demais
fabricantes parceiras do Google no Android, e crescer utilizando essa
plataforma.
Neil Mawston, diretor da Strategy Analytics, acrescenta: "depois de
ficar um trimestre no primeiro lugar, a Apple foi ultrapassada pela
Samsung, conquistando apenas 15% do mercado no último trimestre. A taxa
de crescimento da Apple ao redor do mundo na venda de smartphones caiu
para 21% no terceiro trimestre de 2011, seu índice mais baixo nos
últimos dois anos. Acreditamos que a performance da Apple no último
trimestre foi afetada pelo fato de consumidores e operadoras aguardarem o
lançamento do novo iPhone 4S no quarto trimestre, além das condições
econômicas voláteis em vários países-chave para a empresa, bem como uma
competição mais acirrada nas vendas com o Samsung Galaxy S II".
A Nokia
ficou em terceiro lugar, com 14% dos envios globais de smartphones no
período, perdendo mais da metade dos 33% registrados no terceiro
trimestre de 2010. A transição do Symbian para o Windows Phone como
sistema operacional dos smartphones da empresa foi um processo muito
desafiador para a companhia. O recente lançamento da linha Lumia ajudou a
elevar o perfil da Nokia, e a empresa finlandesa espera que a Microsoft
seja a parceira ideal para uma recuperação de mercado nos próximos
anos.
Via Engadget.
Fonte:TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário