terça-feira, 15 de novembro de 2011

Amazon e Microsoft atraem mais desenvolvedores que BlackBerry

O tablet Kindle Fire, da Amazon, e os esforços da Microsoft para voltar ao território dos aparelhos móveis impressionaram desenvolvedores, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14), enquanto o BlackBerry, da Research In Motion, perdeu ainda mais popularidade.
Desenvolvedores de software para aparelhos móveis continuam enamorados pelo iPhone e pelo iPad, da Apple, e, em menor grau, por aparelhos rodando o software Android, do Google, segundo a pesquisa da consultoria IDC e da Appcelerator, companhia que trabalha com desenvolvedores de aplicativos.
Mas, em segunda instância, a parceria da Microsoft com a Nokia ajudou-as a superar a fabricante do BlackBerry, a RIM.
"A Amazon e a Microsoft são as duas grandes empresas que vão mexer com esse mercado conforme entramos em 2012", disse o diretor de marketing da Appcelerator, Scott Schwarzhoff, em entrevista. "A RIM continua a enfrentar desafios, especialmente com o PlayBook", seu tablet que teve vendas ruins.
O tablet Fire, da Amazon, usa um software adaptado do Android, porém desenvolvedores mostraram mais interesse por seu baixo custo e por sua grande biblioteca de conteúdo.
O número de desenvolvedores que afirmou estar "muito interessado" no sistema operacional da RIM para seu smartphone caiu sete pontos percentuais, para 21%, e o interesse pelo sistema do tablet Playbook recuou seis pontos, para 13%.
Em contrapartida, o interesse pelo software da Microsoft avançou oito pontos, para 38%. Assim, a pesquisa mostrou maior interesse de desenvolvedores pela nova linha da Nokia Lumia Windows Phone do que por smartphones da RIM. 

Fonte: Folha Tec

Nenhum comentário:

Postar um comentário