quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Intel detalha os processadores Haswell, com lançamento previsto para 2013




A Intel continua investindo pesado no lançamento de novas plataformas de processadores. Depois do Sandy Bridge e do Ivy Bridge, a empresa prepara o lançamento do Haswell. O produto contará com uma nova arquitetura modular, que vai permitir a inclusão de múltiplos núcleos de processamento e processos gráficos.
A nova plataforma Haswell tem previsão de chegada ao mercado para 2013, e representa um avanço nas tecnologias de fabricação de processadores de 22 e 14 nanômetros. Trata-se de uma nova arquitetura de múltiplos núcleos de processamento gráfico no chip, funcionando de forma parecida com as tecnologias SLI ou CrossfireX.

Intel Haswell (Foto: Reprodução/MuyComputer)Esses processadores suportarão bibliotecas multimídia DirecX 11.1 e OpenGL 3.2, e contarão com certificações para aplicativos como o AutoCAD, Photoshop, 3D Studio ou Avid Media. O Haswell também terá um multi-núcleo de processamento, usando transistores Tri-Gate e uma versão do Turbo Core para overclocking dinâmico, permitindo uma plataforma altamente modular e eficiente. Em 2014, o Haswell deve chegar na sua variante Rockwell de 14 nanômetros.
Já sabemos que os próximos lançamentos da Intel acontecerão em breve, começando pelos microprocessadores para desktops de linha alta Sandy Bridge-E, com o novo socket LGA-2011 e chipset X79. Com lançamento previsto para o mês de novembro, incluirá modelos como o Core i7-3960X EE com 6 núcleos, hyperthreading e frequência que vai de 3.3 a 3.9 GHZ. Será o processador mais rápido do mercado, superando os modelos Core i7 atuais. Seu preço inicial é de US$ 1 mil.
Os Ivy Bridges serão mais modestos nos seus recursos, e chegarão às lojas em janeiro de 2012. Os novos modelos serão uma evolução dos processadores Sandy Bridge atuais para desktops e portáteis, mantendo a compatibilidade com o socket LGA-1155. Vão contar com GPU e controlador de memória integrada, e vai contar com um melhor rendimento e menor consumo.


*Divigulgado no TechTudo*

Nenhum comentário:

Postar um comentário