sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sony conclui cisão com a Ericsson: nasce a Sony Mobile Communications

A Sony anunciou nesta quinta-feira (16) que a sua parceria com a Ericsson na divisão de produtos mobile está oficialmente encerrada. A parceria, uma das mais longas da história da tecnologia, foi oficialmente encerrada na quarta-feira, e a partir de agora os produtos relativos à área de mobilidade da fabricante japonesa receberão o nome de "Sony Mobile Communications".
Joint venture entre Sony e Ericsson chega oficialmente ao fim (Foto: Reprodução)
Joint venture entre Sony e Ericsson chega oficialmente ao fim (Foto: Reprodução)
O anúncio informa também que a conclusão da aquisição dos 50% das operações da Ericsson aconteceu quarta-feira, em uma operação que custou aproximadamente US$ 1,37 bilhão para os cofres da Sony. O negócio rendeu produtos bem sucedidos, como a linha de telefones da série Walkman e o Xperia Arc, como também lançamentos considerados fracassos de vendas, como o Xperia Play. O anúncio desta quinta marca também a conclusão da transação previamente anunciada pelas duas empresas em outubro de 2011.
O fim da joint venture entre Sony e Ericsson deve trazer algumas mudanças importantes para o portfólio de produtos da fabricante japonesa. A ideia da Sony é adaptar as tecnologias presentes nos dispositivos móveis para outros segmentos de produtos, como TVs, computadores e videogames; e não apenas os recursos presentes nos smartphones e tablets, mas também a experiência de uso, com as interfaces e funcionalidades.
Assim, a Sony segue a tendência de outros fabricantes (como Microsoft e Apple) de oferecer aos usuários um ecossistema de produtos da marca, trabalhando as mesmas funcionalidades e recursos, bem como o mesmo comportamento. Dessa forma, o consumidor está mais propenso a ampliar a gama de produtos da empresa, uma vez que eles não só podem interagir entre si, mas oferecer as mesmas funções, facilitando o seu uso cotidiano.
Para o consumidor final, a mudança não se reverte em mudanças imediatas. Os produtos lançados nessa semana com a marca Sony Ericsson vão permanecer assim, e o suporte técnico e garantia continuam valendo. Os primeiros modelos de smartphones e tablets da Sony devem chegar ao mercado a partir do segundo semestre de 2012, com os primeiros anúncios oficiais acontecendo durante a Mobile World Congress 2012, em Barcelona, no final do mês de fevereiro.

Via TechtudoEngadget.

Nenhum comentário:

Postar um comentário