quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Números da ComScore confirmam: Facebook ultrapassa Orkut no Brasil

O Facebook é a maior rede social do Brasil. Uma pesquisa divulgada na última terça-feira (17/01) pela comScore aponta que a rede social fundada por Mark Zuckerberg ultrapassou o Orkut em dezembro de 2011. De acordo com o relatório, o Facebook atraiu 36,1 milhões de visitantes únicos, o que representa 192% nos últimos 12 meses (de dezembro/2010 a dezembro/2011). Em 2011, a Pesquisa Ibope Nielsen Online mostrou que em agosto a rede social obteve 30,9 milhões de usuários únicos contra 29 milhões para o Orkut.
Orkut e Facebook (Foto: Arte/TechTudo)
Orkut vs. Facebook (Foto: Arte/TechTudo)
- O Brasil sempre foi um mercado interessante para o setor e possui a quinta maior população nas redes sociais. No entanto, apesar da afinidade cultural com as mídias sociais, a adoção do Facebook era muito defasada, disse Alex Banks, analista da comScore no Brasil, que ainda ressaltou:
- Este cenário mudou em 2011 quando o site triplicou em audiência e alavancou para a primeira posição no país.
Além do Facebook na liderança e o Orkut logo em seguida, as redes sociais mais usadas pelos brasileiros são o Windows Live e o Twitter, em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Veja a colocação divulgada pela comScore:

1º – Facebook – 36 milhões
2º- Orkut – 34 milhões
3º- Windows Live – 13 milhões
4º- Twitter – 12 milhões
5º- Vostu – 4,9 milhões
6º- Google++ – 4.3 milhões
7º- Tumblr – 4 milhões
8º- Linkedin – 3,1 milhões

A pesquisa também revelou que, no Brasil, as mulheres passam mais tempo no Facebook do que os homens. Elas gastam 5,3 horas na rede social enquanto eles dedicam 4,1 horas. Usuários com idades de 25 a 34 anos representam a maioria dos visitantes do site, ou seja, 30,6% da audiência.
Geograficamente, os visitantes do Rio de Janeiro e Distrito Federal estão mais envolvidos com a ferramenta. Os visitantes de São Paulo respondem por mais de um terço de todos os visitantes do Facebook.com Ed acordo com o comunicado da companhia de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário