terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Google diz que não indexa os arrobas do Twitter

Muita discussão nos Estados Unidos. Os principais sites, blogs e portais de tecnologia passaram a última semana questionando até que ponto o Google+ pode interferir nos resultados de busca para dar destaque aos próprios serviços. Notadamente o Google+ tem tirado proveito dessa tendência.
Escritório do Google na Índia (Foto: Divulgação)
Google + Google+ vs. Twitter (Foto: Divulgação)
Uma resposta dada ao Mashable pelo buscador mostra que, mesmo com cinco anos no mercado, o Twitter não ganha tanta atenção do Google quando poderia ou deveria. É que o buscador não indexa o sinal de arroba (@), que se popularizou depois de virar um indicador de usuário no microblog.
Ao buscar por "@joãozinho" no Google o internauta recebe os resultados de busca pelo nome do usuário. O Google ignora o sinal de arroba. Entretanto, se o internauta coloca “usuário twitter” dá de cara muito provavelmente com a página dessa pessoa no Twitter.
O próprio Mashable levanta a questão: não está na hora do Google dar um pouco mais de reconhecimento para o Twitter e indexar pelo menos os arrobas? São centenas de milhões de pessoas utilizando o microblog frequentemente e ver páginas do Google+ com menos assinantes na frente de contas no Twitter com milhões parece ser um comportamento estranho para parcela dos usuários de internet.
Outro ponto complicado de resolver diz respeito à maneira como o Google indexa o conteúdo do Twitter. Havia um acordo até julho do ano passado, aonde o Google tinha acesso ao banco de dados do microblog. Ele expirou e não houve negociação que fizesse com que as empresas chegassem a um acordo. Com isso, o Google fica impedido de varrer conteúdo no Twitter, o microblog usa um artifício técnico para bloquear os robôs de indexação.
Fora a questão do arroba, o Google diz que tentou chegar num acordo com Twitter e com Facebook para indexar melhor os conteúdos de ambos. Como nenhum dos dois quis, tem dado tratamento especial somente ao Google+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário