A Sony, que enfrenta problemas e no mês passado anunciou projeção de
prejuízo líquido de mais de US$ 1 bilhão neste ano fiscal, lançará o
Vita no Japão neste final de semana.
Yoshikazu Tsuno/France Presse | ||
PlayStation Vita, videogame portátil da Sony |
A companhia japonesa está apostando em um portfólio de 24 jogos
disponíveis já no lançamento para evitar a concorrência da rival
Nintendo com o 3 DS, que começou a enfrentar dificuldades de venda logo
depois do lançamento e forçou a companhia a reduzir o preço do portátil.
"Para nós, obter esse grau de apoio dos produtores e distribuidores não
tem precedentes. Adotamos uma estratégia diferenciada nos meses que
antecedem o lançamento da plataforma, no que tange ao nosso
relacionamento com os produtores e distribuidores," disse House a
jornalistas na sede da Sony, nesta quinta-feira.
A divisão de videogames, a Sony Computer Entertainment, saiu do vermelho
pela primeira vez em cinco anos no ano fiscal encerrado em março,
porque conseguiu reduzir os custos de produção do PlayStation 3, o que
elevou o lucro de toda a empresa. As vendas da unidade responderam por
mais de um décimo da receita total de 7 trilhões de ienes da Sony.
Mas os custos envolvidos na promoção das vendas do Vita podem devolver a
divisão ao vermelho este ano, o que agravará os problemas que a Sony já
vem enfrentando devido aos pesados prejuízos da divisão de televisores.
A Sony precisa do sucesso do Vita para aliviar os problemas da divisão
de televisores, que deve registrar prejuízo anual de US$ 2,2 bilhões, no
oitavo ano consecutivo de perdas. A Sony quer reduzir o prejuízo pela
metade no ano que vem, mas não ofereceu muitos detalhes sobre como
planeja restaurar a lucratividade da unidade.
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