quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Gigabyte promove recall de placas-mãe que explodem

A Gigabyte admitiu em nota que alguns modelos de suas placas-mães mais recentes possuem defeitos de fabricação e que em virtude deles, podem queimar. Os problemas vem afetando alguns modelos que adotam os chipsets X79 da Intel e, portanto, voltadas para o mercado de alto desempenho. Os modelos são GA-X79-UD3, GA-X79-UD5 e G1.Assassin 2.
g1
Placa mãe G1.Assassin 2 (foto: Divulgação)

As placas com chipset X79 são voltadas para usuários hardcore e que gostam de realizar overclock. Em geral, modelos com esse perfil oferecem componentes mais resistentes para os aumentos de voltagem e temperatura causados pelo overclock. A questão é que alguns modelos da linha X79 da Gigabyte parecem não suportar nem mesmo intervenções módicas dos overclockers.
O problema parece afetar o MOSFET (um tipo de transistor da placa), causando a queima do elemento. Os primeiros relatos foram recebidos com ceticismo e acreditava-se que a queima da placa estava vinculada com uma aceleração mais empolgada do hardware. Mas com o tempo, outros relatos se seguiram e a Gigabyte admitiu que há um problema. Em resumo, componentes de má qualidade foram empregados e o problema afeta vários recursos das placas.
A empresa trabalha em duas frentes. Num primeiro momento lançou um update para a BIOS dos modelos afetados que não necessariamente corrige o problema – que é uma falha de projeto e engenharia – mas limita ou bloqueia qualquer possibilidade de overclock nas placas.
Em outra frente, a Gigabyte atualmente trabalha no redesenho dos modelos para lançar versões novas no mercado, que não sofram com o problema. Quando isso acontecer, consumidores afetados pelas placas defeituosas poderão receber gratuitamente uma substituta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário