quarta-feira, 30 de novembro de 2011

'TV de LED' não passa de uma TV de LCD mais sofisticada

A tecnologia LED nos aparelhos de TV no Brasil se popularizou ao longo de 2011: 38% das unidades vendidas no país de janeiro a agosto usam LED. Segundo levantamento da consultoria GfK, há mais modelos dessas TVs (55 em 2011 contra 18 em 2010) no mercado, e seus preços caíram, em média, 47%.

Mas, afinal, qual a diferença entre uma TV que usa LED para uma TV de LCD, de tela de cristal líquido? Nenhuma: a TV com LED é uma TV de LCD. Não entendeu? Simples, o LED não é um tipo de televisão, mas um tipo de iluminação traseira usado pelos monitores de LCD.

Nenhuma tela de cristal líquido produz luz própria. Para exibir imagens, o televisor LCD precisa de uma fonte de luz auxiliar: o backlight. Nas LCDs tradicionais, esse painel de luz de fundo é formado por lâmpadas fluorescentes, comuns em muitas casas.

Nas TVs com LED, saem as lâmpadas fluorescentes e entra um conjunto de LEDs, aquelas "minilâmpadas", diodos emissores de luz.

A popularização das TVs com LED tem motivo: seus modelos podem ser maiores e mais finos, oferecem brilho mais intenso e consomem menos energia. "Os LCD com LED têm mais contraste de imagens e cores mais próximas do real", diz Daniel Augusto Almeida, gerente de produtos da LG do Brasil.





BORDA X COMPLETO

E toda TV com LED é igual? Não. Há dois tipos em uso no país: o LED de borda (edge-lit) e o LED completo (local dimming).

O mais usado é o de borda, que, como o próprio nome diz, funciona como um conjunto de LEDs organizados ao longo da borda da tela LCD. A luz desses LEDs é direcionada ao centro da tela por um painel difusor.

O LED completo espalha LEDs atrás de toda a tela de LCD, e as minilâmpadas são controladas individualmente pelo aparelho. "Se em um ponto da imagem exigir mais brilho, os LEDs iluminam só aquele local, sem alterar as demais áreas", explica Rafael Cintra, gerente de TVs da Samsung.

Na comparação, uma TV com LED de borda é mais barata, fina e leve que uma com LED completo, que ganha em brilho, cor e contraste.


Editoria de Arte/Folhapress

*

LED DE BORDA

Indicado para
ambientes claros; tem bom desempenho em reprodução de filmes e jogos

Consumo de energia
120 watts (média de um modelo de 42")

Espessura
entre 3 e 6 cm

Preço
a partir de R$ 1.400 (32") 


LED COMPLETO

Indicado para
aqueles que buscam taxas de contraste, brilho e cores muito mais precisas e dinâmicas

Consumo de energia
150 watts (média de um modelo de 46")

Espessura
entre 8 e 12 cm

Preço
a partir de R$ 6.000 (46")

Nenhum comentário:

Postar um comentário