Segundo Ricardo Zamora, gerente de comunicação do Google no México, os chromebooks devem desembarcar na América Latina já no primeiro semestre de 2012. Os dois primeiros mercados do Chrome OS e seu espartano laptop serão México e Brasil. A afirmação de Zamora aconteceu numa conferência realizada na Cidade do México.
Chromebook (Foto: Divulgação)
Os modelos mais cotados para virem ao Brasil são os Samsung e Acer, já em comercialização nos Estados Unidos. Com um sistema operacional voltado à computação em nuvem, os chromebooks oferecem poucos recursos de hardware e apelam para o consumidor que precisa de muita mobilidade. Entretanto, seu pleno funcionamento exige uma conexão onipresente de Internet. Dentre as vantagens do Chrome OS estão a livre distribuição, constante regime de atualizações do sistema, segurança e o boot quase imediato.
Há modelos com conexão 3G e Wi-Fi. Em média, um chromebook custa US$ 300, o equivalente a R$ 550 de acordo com valores de hoje (22/11). Entretanto, em virtude da carga tributária, é improvável que o preço do chromebook não acabe inflando no Brasil. Não há informações ainda sobre versões que desembarcarão no Brasil e qual será o comportamento das operadoras com este novo produto.
As vendas de chromebooks não estão atingindo os números previstos pelo Google. A Acer, por exemplo, recentemente divulgou que desde o lançamento de seu netbook com Chrome OS, apenas 5 mil unidades foram comercializadas. Em geral, os consumidores resistem a comprar um netbook que não permite muito espaço de armazenamento de arquivos e a ideia de um sistema operacional rodando num servidor distante de você ainda assusta muita gente.
Notícia publicada no Techtudo.com desta terça(22)
Via IDG Now
Nenhum comentário:
Postar um comentário