O Google está fazendo outro esforço para levar sua astúcia na
Internet para aparelhos de televisão, na esperança de entrar em um
mercado vasto e novo apesar da fraca reação dos consumidores à primeira
tentativa.
A companhia de buscas na Web anunciou uma renovada versão do Google
TV nesta sexta-feira, 28, trazendo novas funcionalidades que visam
tornar o produto mais fácil de usar e mais atraente para os
consumidores.
A versão 2.0 do Google TV fornece novas ferramentas para recomendação
de filmes, programas de TV e vídeos on-line, e torna mais fácil para
desenvolvedores de software criar novas aplicações para a tela de
televisão.
“Há muita sede de usar internet na sala de estar”, disse o
vice-presidente de gerenciamento de produtos Mario Queiroz, que está
liderando o projeto Google TV.
“Eu não sei o mês exato em que isso vai decolar”, disse ele à Reuters durante uma demonstração do novo produto na sede do Google na Califórnia, semana passada. “Eu acho que tem havido um grande progresso em relação ao ano passado e no ano que vem haverá muito mais progresso.”
A Google TV, que atualmente vem embutida em alguns modelos de televisores da Sony e de produtos da Logitech International, permite aos consumidores acessar vídeos on-line e sites em suas TVs, bem como se divertir com aplicativos, como games.
O Google não revela quantos usuários tem para o Google TV, que foi lançado com grande alarde no ano passado. Mas alguns analistas dizem que a versão 1.0 do produto tem sido um fracasso.
“A fogueira que eles estavam tentando acender nem sequer gerou faísca”, disse o analista James McQuivey, da Forrester Research.
O preço de 299 dólares para o Google TV mais barato era muito alto, disse McQuivey. A Logitech, desde então, reduziu o preço para 100 dólares. E o fato de muitas das redes de televisão, talvez sentindo uma ameaça do Google, terem bloqueado seus programas no Google TV criou confusão entre os consumidores, disse ele.
Mas a TV é um segmento muito atrativo para o Google ignorar, concordam analistas, especialmente para uma companhia que gerou 96 por cento de suas receitas em 2010 de publicidade –e, segundo a empresa de pesquisas IDC, o segmento publicitário televiso deve ficar próximo a 70 bilhões de dólares nos EUA apenas neste ano.
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