quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Imagens da NASA revelam probabilidade de água em Marte

Marte águaNASA

Manchas na superfície de Marte podem ser causadas por água

A NASA (agência espacial dos Estados Unidos) anunciou nesta quinta-feira (4) a descoberta de manchas na superfície de encostas de Marte que aparecem durante a temporada de calor e desaparecem no frio – essas manchas podem ser formadas por água salgada.

A descoberta foi feita graças à análise de uma série de imagens feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, com o uso de uma câmera de alta resolução chamada HiRISE, que explora o planeta vermelho desde 2006.

O diretor da NASA para pesquisa científica do programa de prospecção a Marte, Michael Meyer, fez o anúncio em entrevista coletiva junto ao professor Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, entre outros membros da equipe.

McEwen diz que “esse é o princípio de um processo que acabamos de começar”. Ainda não há provas definitivas de que a superfície de Marte tenha água líquida, mas foi detectada água congelada no solo do planeta, em regiões de latitude média e alta.

Segundo a agência americana, esses grupos de linhas escuras podem ser formados por um fluxo de água salgada, mas, por enquanto, isso é apenas uma hipótese, já que as observações relatadas nessa primeira fase do estudo não podem comprovar isso.

Lisa Pratt, bioquímica e geóloga da Universidade de Indiana, disse que essa ainda é uma opção "muito especulativa”. Mas, segundo ela, se houver confirmação disso, a existência de água salgada abre a possibilidade de encontrar micro-organismos no planeta vermelho.

As imagens estudadas cobrem uma variedade de latitudes e abrangem um período de aproximadamente três anos marcianos. Cada ano marciano equivale a 687 dias terrestres.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Fonte R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário