quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nokia, Samsung e Apple lideram mercado de celulares

Segundo informações divulgadas pelo IDC, as três maiores fabricantes celulares em 2011 foram a Nokia (27%), a Samsung (21%) e a Apple (6%). Segundo a empresa de análises, o mercado de celulares cresceu 6.1% em relação ao ano passado, superando a previsão de crescimento de 4.4%.

O relatório publicados pelo IDC afirma que o lançamento de aparelhos como o iPhone 4S continuaram impulsionando as vendas do setor de smartphones, enquanto os "feature phones" também mantiverem o crescimento, ainda que modesto. Os modelos básicos ainda representam a maior parte do mercado de celulares, por conta do preço acessível e a facilidade de uso.

Segundo o relatório, os destaques foram o crescimento da venda de "feature phones" na Ásia (com exceção no Japão), o pequeno crescimento da venda de smartphones na Europa, que não foi o bastante para compensar a queda na venda dos modelos básicos, e a perda de mercado da RIM na América do Norte.

5 maiores fabricantes de celulares no ano de 2011

Para a América Latina, os destaque foi o crescimento do segmento de smartphones Android com preço abaixo de US$ 200 e as vendas de aparelhos de baixo custo, que ainda representam a maioria do mercado.

Na guerra das empresas, a Nokia manteve a liderança, mas segue em queda. Segundo o relatório, ainda é muito cedo para se avaliar o impacto dos novos aparelhos com o Windows Phone 7, porém a perda de marketshare da empresa continua, com um recuo de 8.2% no número de aparelhos comercializados no último trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2010. No sentido contrário, a Samsung cresceu em 20% suas vendas, ficando pouco menos que 4% atrás da empresa finlandesa.

Já a Apple, com foco no mercado de smartphones, alavancou suas vendas em mais de 100%, saindo dos 16 milhões de unidades vendidas no último trimestre de 2010, para 37 milhões, nos últimos três meses do ano passado. A empresa representou 8% do mercado neste período, algo muito expressivo considerando que não compete no mercado de "feature phones".

Via Adrenaline

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