terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Intel apresenta smartphone e tablet com seu chip Medfield para 2012


A Intel apresentou em dezembro os primeiros smartphones e tablets que usarão chipsets da marca, construídos para rivalizar com a arquitetura ARM. O chipset é conhecido como Medfield e colocará a grande fabricante de semicondutores do mundo dos computadores também no seu bolso.
intel
Protótipo de smartphone com processador Intel (Foto: DIvulgação)

O protótipo de tablet da Intel roda o Android Ice Cream Sandwich e tem mais ou menos as mesmas dimensões que o iPad 2. O modelo é usado como referência de design, e portanto não há o menor compromisso de torna-lo um produto comercializável num primeiro momento. O principal objetivo da Intel é chamar atenção dos fabricantes de dispositivos móveis, mostrando que sua solução de microchip é mais eficiente que a arquitetura ARM. A ideia é ser competitivo num mercado que é dividido principalmente por ARM, Qualcomm e Nvidia.
O vice-presidente do grupo de arquitetura da Intel, Stephen Smith, afirmou ao Tecnology Review que a Intel preocupou-se bastante com aprimorar o chip para acelerar funções normais do Android, como aplicativos e navegação na internet. O site chega a afirmar que o smartphone apresentado pode rodar vídeos com qualidade Blu-Ray sem dificuldade.
O site Tecnology Review chegou a experimentar o tablet e relatou que ele é mais agradável de usar do que boa parte dos concorrentes que ainda usam a versão Honeycomb do Android. A Intel não soube informar quando os Medfield estarão disponíveis no mercado, mas estima que os primeiros produtos com esta plataforma chegarão ao consumidor na primeira metade de 2012.
A arquitetura ARM leva a um chip SoC (sigla em inglês para “system on a chip”). Trata-se de um processador com diversos recursos e controladores embutidos num único chip e com baixo consumo de energia, algo bem diferente dos processadores x86 que a Intel inventou e está mais habituada a construir. Os Medfield são os primeiros SoC de verdade da Intel, construídos para alcançar o maior refinamento possível no que tange o consumo de energia. A Intel pretende amadurecer os Medfields e seu conceito SoC para outros tipos de produtos, como os PCs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário