Há algum tempo, o Google vinha mantendo o YouTube
mais ou menos com o mesmo visual, aplicando mudanças aqui e ali para
adicionar funções ou recursos. Nesta quinta-feira (1º), no entanto, a
gigante da web aplicou uma das maiores transformações do maior portal de
vídeos do mundo, trazendo uma nova página inicial, novo design e maior
integração com redes sociais.
Com mais de 3 bilhões de vídeos assistidos por dia, segundo o próprio Google, o YouTube
precisava realmente de uma repaginação para oferecer o conteúdo de
maneira mais organizada e eficaz. A melhor forma de fazer isso foi a de
aproveitar a assinatura de canais e colocá-las como uma espécie de
timeline, como no Facebook atual e no Twitter.
Na própria página inicial, agora é possível personalizar os canais e
escalação dos envios no menu à esquerda. Nele se encontra também
categorias como "Em alta", "Populares", "Música e "Entretenimento", além
de canais sugeridos pelo próprio site. "Você poderá navegar pelos
canais recomendados, personalizar o feed da página inicial e até
conectar sua conta do YouTube
ao Google+ e Facebook para ver o que seus amigos estão compartilhando",
afirma a equipe do portal, explicando como funciona a integração com os
sites de relacionamento.
Esse feed depende também da forma pela qual o usuário organiza os
principais canais inscritos. Na página Subscription Manager, é possível
colocar "alfinetes" para selecionar as principais inscrições a
aparecerem na página inicial. Tudo com o visual em cinza escuro derivado
dos testes com o experimento Cosmic Panda, padrão também baseado no
aplicativo do portal para aparelhos equipados com o sistema operacional
Android, também do Google.
"O foco da nossa recente expansão de canais, programas de educação,
doações e este novo design é ajudá-lo a descobrir um leque maior de
entretenimento no YouTube", afirma a equipe em um post no blog oficial
da empresa.
No entanto, é bom ficar de olho nesses novos recursos e explorá-los
antes de realizar qualquer atividade no portal. Alguns usuários já
reclamaram que, sem aviso, o recurso de compartilhamento com redes
sociais incluiu comentários postados em vídeos no YouTube diretamente na
timeline do Twitter ou outras redes sociais previamente conectadas
quando antes mostrava somente os vídeos aprovados. Modifique suas
configurações de compartilhamentos clicando aqui. Saiba mais sobre o novo design do site aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário