A decisão vem à tona seis anos depois de a Panasonic ter deixado de
vender telefones fora do Japão e parece contradizer a estratégia da
companhia de mudar o foco em produtos eletrônicos para tecnologias
ambiental e energética.
Divulgação | ||
Panasonic P-02D, smartphone japonês com tela de quatro polegadas (540x960 pixels) e sistema Android |
A fabricante lançará um modelo com Android na Europa em março e depois
incluirá Estados Unidos e Ásia, com previsão de vender 15 milhões de
unidades no ano até março de 2016, 9 milhões deles no exterior, disse a
companhia nesta sexta-feira (9).
"É difícil imaginar que aumentará o lucro fabricando telefones", disse o
presidente da Fukoku Capital Management, Yuuki Sakurai. "No ponto de
vista dos investidores, parece que está procurando alguma coisa para
fazer depois de ter derrapado com os televisores. Não é muito atraente."
Em outubro a Panasonic anunciou mudanças na deficitária divisão de TVs e
anunciou que poderia ter o maior prejuízo líquido da década no ano até
março de 2012, já que o preço das televisões afundou e os custos de
reestruturação dispararam.
Mesmo depois dessa expansão com o smartphone, os telefones celulares
contribuirão pouco na receita total da Panasonic. A companhia visa a uma
pequena porcentagem do mercado que a consultoria IDC prevê que crescerá
55%, de 472 milhões de unidades neste ano para 982 milhões em 2015.
Fonte: Folha Tec
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