Em meio a tantas brigas judiciais pela patente de seus produtos, a Apple se
envolveu em mais uma disputa legal, dessa vez na China. Um tribunal
chinês rejeitou o processo aberto sobre a detenção dos direitos do nome
iPad, e pode obrigar a empresa de Cupertino a mudar o nome do produto no
país.
iPad (Foto: Divulgação) |
A ação da Apple na justiça chinesa era contra a
empresa Proview Technology, que tem sede na cidade de Shenzhen, famosa
por ser um polo de tecnologia, tanto na fabricação e montagem de
produtos, como na arte de copiar modelos que ainda nem foram lançados. A
acusação da gigante de tecnologia norte-americana era que a Proview
estava utilizando o nome iPad de forma indevida.
Porém, o tribunal chinês responsável por analisar o caso barrou a ação
de registro da marca iPad na China. O tribunal alegou que a Proview
registrou a marca iPad na China e em outros países em 2000, seguindo
todas as normas solicitadas pelos órgãos de registros de marcas e
patentes dos países onde a marca foi registrada. Em 2006, a Proview
vendeu a marca para a empresa IP Application Development pelo valor de
US$ 55 mil, que por sua vez, transferiu o documento de registro para a
Apple.
O caso complica quando, após uma análise dos termos da negociação,
verificou-se que os documentos do acordo feito em 2006 mostram
claramente que os direitos da marca iPad na China não constam no acordo
feito com a IP Application Development. Logo, na prática, a marca ainda
pertence à Proview Technology e, assim, o juizado chinês decidiu contra à
ação da Apple.
Com essa decisão, a Proview virou o jogo e foi para o contra-ataque. A
empresa agora quer nada menos que US$ 1 bilhão de indenização da Apple
por uso indevido da marca, colocando a gigante de tecnologia em uma
posição rara e inusitada. Ou cede na causa, e se curva para uma empresa
que quase ninguém conhece, ou muda o nome do tablet mais conhecido do
mundo em um grande mercado consumidor.
Ou seja, pelo menos na China, o iPad corre sério risco de se chamar qualquer coisa, menos “iPad”.
Fonte: TechTudo.com
Via Financial Times
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