sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Adobe lança Flash para Android Ice Cream Sandwich

A Adobe disponibilizou no Android Market a sua atualização final do Flash Player para o sistema Android, compatível com a versão 4.0 do Android (Ice Cream Sandwich). Com este update, a Adobe encerrou oficialmente suas atividades com o Flash no setor de telefonia.
flash-ics
Ice Cream Sandwich é a última versão do Android a
receber o suporte oficial do Flash, da Adobe
(Foto: Arte)

O Adobe Flash recebeu críticas severas de usuários e especialistas de tecnologia, mas sua sentença de morte já estava decretada quando o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, declarou que o plugin era “obsoleto e disfuncional”. Jobs manteve essa afirmação desde o lançamento da primeira versão do iPhone, e declarou que o Flash jamais estaria presente em seus dispositivos com iOS, priorizando as ferramentas em HTML5.
A atualização é compatível apenas com smartphones embarcados com a mais nova versão do sistema operacional do Google (por enquanto, apenas o Samsung Galaxy Nexus, lançado nos Estados Unidos pela operadora Verizon nesta semana, e já esgotado na maioria das lojas). Poucas novidades são apresentadas nessa versão 11.1 do Flash Player, que conta apenas com algumas correções de bugs e alterações de pequenos detalhes para um melhor desempenho. A empresa não adotou melhorias de segurança ou mudanças de interface.
Entre os problemas corrigidos, a Adobe corrigiu a busca de vídeos em pausa, a prioridade para chamadas (vídeo continuava em execução mesmo durante as chamadas recebidas), e funcionalidades de teclas nos campos de entrada de dados.
Na prática, a Adobe trabalhou o suficiente para tornar o Flash minimamente compatível com o Android Ice Cream Sandwich. Problemas maiores como o consumo de bateria por parte do Mobile Flash, não foram explorados e não serão resolvidos. Segundo a empresa, não há motivos para aplicar muitos esforços em um produto que está no final de seu ciclo.
O segmento de soluções de mobilidade da Adobe vai se concentrar daqui pra frente em aplicativos como o Adobe Flex e Adobe Air, e pretende criar ferramentas de qualidade para auxiliar os desenvolvedores na criação de novos apps. Em 2012, a empresa pretende trabalhar de forma mais aprofundada no padrão HTML5, e para isso investiu, na segunda metade de 2011, na aquisição de empresas e tecnologias ligadas ao desenvolvimento de apps nesse padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário