A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 20, que lançará celulares
acionados pelo software Mango – como é chamada a última versão do
sistema operacional da empresa o Windows Phone – em parceria com
fabricantes como Nokia, Samsung Electronics e HTC em algumas semanas.
O setor de smartphones está sob o domínio dos celulares Apple e
Android, que juntos respondem por cerca de metade das vendas totais, e a
Microsoft vem reagindo com lentidão à popularidade rapidamente
ascendente desses aparelhos.
No entanto, alguns analistas afirmam que a companhia ainda tem tempo
para recuperar o atraso, especialmente diante das incertezas geradas
entre os fabricantes de celulares depois que o Google anunciou a
aquisição da Motorola Mobility, o que causou preocupações de que a
companhia possa, no futuro, produzir celulares por conta própria.
“Os fabricantes de celulares andam nervosos quanto ao que o Google
está fazendo. Qualquer empresa que inverta sua posição e passe a ser um
concorrente é motivo de preocupação,” disse o presidente da divisão de
celulares Windows da Microsoft, Andrew Lees, em entrevista à Reuters
nesta quinta-feira, em Hong Kong.
A Research in Motion, fabricante do BlackBerry, recentemente sofreu
uma paralisação em sua rede e isso também pode beneficiar concorrentes
como a Microsoft, segundo analistas.
A Microsoft vê Estados Unidos, Europa e China como principais mercados para seu novo sistema operacional Mango.
“Com a queda nos preços dos aparelhos, os mercados emergentes se
tornaram uma imensa oportunidade, mas os mercados existentes na Europa e
nos Estados Unidos interessam da mesma forma, porque, com a queda dos
preços, mais gente ingressará no mercado de celulares inteligentes,”
disse Lees.
Analistas do grupo de pesquisas IDC calculam que a fatia de mercado
do Android deva subir a mais de 40% este ano, ante pouco mais de 20% em
2010, enquanto o iOS da Apple deverá crescer para mais de 20% do
mercado, contra 15% em 2010.
/ Lee Chyen Yee e Jonathan Gordon (REUTERS)
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