quarta-feira, 25 de maio de 2011

Banco Central faz novas regras para cartão de crédito

Como se sabe, a partir de 1º de junho entram em vigor as novas regras para o uso do cartão de crédito. Para explicar melhor essas mudanças e orientar o consumidor, o BC lançou hoje uma cartilha que traz, por exemplo, informações importantes sobre a padronização da cobrança das tarifas.

-Só poderão ser cobradas cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito. As regras sobre o pagamento mínimo da fatura também mudam e, a partir dessa data, o pagamento mensal não poderá ser inferior a 15% do valor total da fatura - informa a cartilha, que pode ser lida aqui.

Mas antes de detalhar essas cinco tarifas, é preciso explicar primeiro que só poderão ser oferecidos dois tipos de cartões: o básico, exclusivo para o pagamento de compras, contas e serviços, cujo preço da anuidade deve ser o menor oferecido; e o diferenciado. Neste caso, além de permitir o pagamento de contas, estará associado a programas de benefícios e recompensas e, por isso, a anuidade é mais alta.

Segundo a cartilha do BC, esses dois tipos de cartões vão admitir a cobrança das cinco tarifas padronizadas: anuidade; tarifa para emissão de segunda via do cartão; para a retirada em espécie na função saque; no uso do cartão para pagamento de contas; e no caso de pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

Se o consumidor se deparar com alguma irregularidade, poderá entrar em contato com o BC - pessoalmente, por telefone (0800 979 2345, das 8h às 20h, de segunda a sexta) ou pela internet (www.bcb.gov.br, acessar perfis, cidadão, Banco Central do Brasil, atendimento ao público e reclamações). Os endereços das representações do BC também estão na cartilha. No Rio, fica na Av. Presidente Vargas  730, Centro.

Fonte:O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário