sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Android nasceu 5 anos antes do primeiro smartphone; em 2003

Os smartphones rodando o sistema operacional Android iniciaram sua história em 2008. O primeiro deles foi o HTC G1, lançado em setembro daquele ano. Mas a história do projeto que originou o sistema operacional livre do Google para dispositivos móveis, hoje já a mais popular do mercado, é ainda mais antiga: começou em 2003.
Android (Foto: Reprodução)
Android (Foto: Reprodução)
Foi neste ano que uma empresa chamada Android Inc. foi fundada. Em 2005, 22 meses depois de sua criação, a proposta do grupo liderado por um certo Andy Rubin chamou a atenção do Google. Como é costume, a gigante “compra empresas, e faz perguntas depois”. O resto é história.
O interessante é resgatar esta história de uma matéria da Business Week de 2005. O texto revela que a aquisição da Android Inc. pelo Google era cercada em mistério, uma vez que muito pouco se sabia sobre as atividades da nova empresa. As fontes da BW chegaram a conseguir boas informações, dizendo que Andy Rubin e sua equipe desenvolviam softwares e sistemas operacionais para celulares. Ainda assim, para aquela época, isso era um mistério.
A Business Week resgatou uma entrevista de Andy Rubin em 2003, quando o líder do desenvolvimento do Android (até os dias de hoje) declarou que já havia, na época, o potencial para o desenvolvimento de dispositivos móveis mais inteligentes como os smartphones atuais. E à isso, claro, vale lembrar que o conceito popularizado de smartphone nasceu com o primeiro iPhone, em 2007, quatro anos depois da entrevista. Na ocasião da entrevista, Andy disse: “se as pessoas são inteligentes, a informação começa a ser agregada aos seus dispositivos”.
Em todo caso, o interessante é notar que em 2005 o Google já considerava expandir sua influência para o mundo móvel. Na época, o mercado ainda era dominado por celulares modestos, telas em preto e branco e nenhuma dependência de redes sociais, GPS e outros recursos embutidos nos aparelhos. A própria interface touch só nasceu um ano depois, com o LG Prada, e o iPhone ainda era um segredo bem guardado de Steve Jobs.

Fonte: TechTudo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário