quarta-feira, 2 de março de 2011

Em supreendente visita, Jobs aparece no lançamento do ipad


Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, que está afastado da empresa desde janeiro para tratamento de saúde, apareceu nesta quarta-feira (2) em público para apresentar a nova versão do iPad, mais fino que o modelo anterior e com duas câmeras para videoconferência. Antes, havia a expectativa de que Tim Cook, vice-presidente operacional da Apple, que está tocando a companhia na ausência de Jobs, fizesse a apresentação.

Jobs disse que tinha algo "ótimo" para anunciar hoje.

– Nós estamos trabalhando nesse produto por um tempo e eu não quis faltar.
Essa é a segunda vez que que Jobs, de 55 anos de idade, se afasta da Apple em dois anos – em 2009, ele tirou uma licença para tratar da saúde e foi submetido a um transplante de fígado. Em 2004, o executivo travou uma batalha contra um câncer de pâncreas.
A saúde de Jobs preocupa porque ele é considerado o responsável pelas revoluções causadas pela Apple em vários mercados na última década, como a criação do iPod, que mudou drasticamente o mercado musical, do iPhone, responsável por alavancar o setor de celulares inteligentes, e, mais recentemente o tablet iPad. O problema é que o executivo não tem substituto.
Em maio do ano passado, a Apple passou a Microsoft e se tornou a empresa com maior valor de mercado no mundo da tecnologia. Trata-se de um feito importante para uma empresa que passou os anos 90 bastante desacreditada.

A guinada da Apple ocorreu justamente após a volta de Jobs à empresa, em 1997 – 12 anos antes ele havia sido expulso da liderança pelo conselho de administração da companhia, que ele fundou em 1976 com um amigo na garagem de casa. Com Jobs e seu faro para produtos de design elegante e bom funcionamento, a Apple passou de uma fabricante de computadores de nicho a líder de mercado em setores como o de tocadores de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário