quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jundiaí espera Apple

A “terra da uva”, como é conhecida a cidade paulista de Jundiaí, a 60 quilômetros da capital, só tem pensado em uma outra fruta. Desde a semana passada, o apetite local é pela maçã. Mas não a de comer. Aliás, a maçã dos sonhos dos jundiaienses já está até mordida. É aquele símbolo da marca mais cobiçada de produtos eletrônicos do mundo, a americana Apple, que poderá escolher a cidade, sede de 90 multinacionais, para instalar sua primeira fábrica brasileira.

A notícia veiculada por um jornal local (“Rede Bom Dia”) de que a Foxconn, empresa de Taiwan que já fabrica produtos das gigantes Sony e da HP em Jundiaí, quer ampliar suas instalações na cidade para produzir Macs, iPhones, iPods e iPads colocou o município nas páginas de jornais e sites tanto do Brasil quanto do Exterior. “‘O Bom Dia’ nunca foi tão citado, o Brasil inteiro noticiou, e chegou até na ‘Forbes’”, disse o jornalista Fábio Pescarini, que trouxe à tona a informação, sobre a conceituada revista americana de economia. Dezenas de jornais e sites reproduziram a matéria do jornal local ao longo da semana passada.

Desde então, não se fala de outra coisa na cidade de 380 mil habitantes. “Quem sabe o Steve Jobs (CEO da empresa) não vem para inaugurar a fábrica?”, sonha a assessora de imprensa da prefeitura, Cíntia Souza, que está se desdobrando para atender a enxurrada de ligações de jornalistas querendo saber da novidade. A prefeitura, porém, diz que só pode revelar que a Foxconn, que tem duas fábricas na cidade, solicitou estudos para instalar uma terceira planta. Foxconn e Apple tampouco confirmam, mas na cidade é dado como certo que a fábrica virá.

“A gente gostaria de dar esta notícia, porque os produtos da Apple, além de desejados, têm alto valor agregado, o que gera mais renda e empregos”, afirma o prefeito Miguel Haddad, que tem um tablet iPad, adquirido em uma viagem ao Exterior. Ele está confiante que a Foxconn, que já é a montadora da Apple na China, elegerá a terra da uva para fabricar seus produtos.

O principal atrativo, conforme o prefeito, é a infraestrutura urbana e a logística da cidade (próxima ao porto, aeroportos e polos consumidores e servida de estradas e ferrovias), facilidades que já atraíram quase mil indústrias de 30 diferentes segmentos nas últimas décadas, entre elas o maior centro de distribuição da Casas Bahia, Coca-Cola, Itautec, TAM e Siemens. “As empresas vêm para cá e já têm tudo na porta”, afirma Haddad, já sonhando com um iPad 2 (lançado mundialmente este mês) “Made with pride in Jundiaí” (feito com orgulho em Jundiaí), o slogan do Conselho Municipal de Relações Internacionais. A Foxconn, presente em 14 países e empregadora de 1,3 milhão de pessoas, a maioria na China, também tem instalações em outras três cidades brasileiras: Indaiatuba e Sorocaba, em São Paulo, e Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Em Jundiaí, abriu a primeira fábrica em 2007 e a segunda, em 2009, tornando-se a maior empregadora do município, com mais de três mil funcionários.

“A possibilidade de uma indústria como a Apple em Jundiaí tem mexido com toda a comunidade”, afirma o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Jundiaí, Mauritius Reisky. “A instalação da empresa seria motivo de grande orgulho”, ressalta. Não é de hoje que a Apple, ícone de inovação no mundo digital, namora o Brasil para instalar mais uma linha de produção. O último flerte aconteceu quatro meses atrás, quando o empresário Eike Batista anunciou que negociava com montadoras da marca na Ásia e até anunciou o valor do investimento, US$ 1,6 bilhão. “Sim, a gente quer trazer (a Apple) porque a gente (o Brasil) tem de pagar duas vezes e meia o preço de um iPad”, declarou o megaempresário na ocasião.

Por causa dos rumores da semana passada, algumas publicações, incluindo a “Forbes”, relacionaram os planos do empresário, o oitavo homem mais rico do ano, à movimentação da Foxconn em Jundiaí. “Bilionário Batista pode realizar desejo de abrir fábrica da Apple no Brasil”, diz a reportagem. A assessoria de Eike não confirma a história, mas reafirmou que o grupo de Eike, o EBX, mantém o interesse em atrair fabricantes de tecnologia digital. Porém, ressalta que o local seria o Superporto do Açu, que a empresa está construindo em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Será que Jundiaí vai levar a melhor?

Fonte: Isto é

terça-feira, 3 de maio de 2011

O crescimento da TIM

A TIM tem crescido mais rápido que o mercado. A empresa fechou o primeiro trimestre com 25,1% do total de acessos no Brasil, apenas 589 mil clientes atrás da concorrente Claro, a segunda maior operadora celular do País. Há um ano, a diferença era de 3,215 milhões de acessos, de acordo com a consultoria Teleco.

Ontem, a TIM divulgou seu resultado do primeiro trimestre. O lucro líquido avançou 291%, quando comparado ao mesmo período de 2010, somando R$ 213,5 milhões. A receita líquida da companhia aumentou 9%, chegando a R$ 3,46 bilhões.

Luca Luciani, presidente da TIM Brasil, defendeu a posição da empresa como uma operadora 100% móvel, num mercado de operações integradas. “A gente falou por muito tempo na substituição do tráfego de voz fixa pela móvel”, disse Luciani. A Oi tem operações fixas e móveis e a operadora fixa da Telefônica está incorporando a Vivo.

O resultado reflete a oferta de planos agressivos, chamados Liberty e Infinity, que hoje respondem por 85% da base da TIM. Quando foram lançados, alguns analistas chegaram a apontar que os planos não eram sustentáveis. “Agora, todo mundo está copiando”, disse o executivo.

Luciani procurou reduzir a importância do ranking de operadoras por total de assinantes. Segundo ele, a briga principal da TIM é por ganhar participação nas receitas do mercado de telefonia móvel. Segundo a Teleco, por esse critério, ela é a segunda do mercado, com 27,3% de participação na receita líquida do setor. A Vivo tem 33,8% e a Claro, 19,3%.

Mas o crescimento acelerado não acontece sem dores. Em março, a TIM foi a operadora com mais reclamações por mil assinantes na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), chegando a 0,483. “As reclamações que chegam à Anatel são uma fração muito pequena dos atendimentos que passam pelo nosso call center”, minimizou Luciani. “Um problema de energia que interrompa o trabalho de nosso call center em Santo André pode ter um impacto muito grande nesse número.”

O executivo disse que o atendimento das metas de qualidade da Anatel são um indicador muito mais importante. Em março, a TIM conseguiu atender 100% das metas, mesma marca da concorrente Vivo. A Claro atendeu 94,3%.

Google começa a testar sistema de pesquisa por voz

google-busca-voz-tl-20110503O google em sua versão americana do site já testa a versão de pesquisa por voz, basta o usuário tenha um microfone , a voz do usuário é reconhecida e transformada em uma pesquisa.

O serviço já está disponível, mas apenas como parte dos aplicativos de busca e tradução do Google para os sistemas operacionais Android, BlackBerry e iOs, usado no iPhone.

Também por meio desse recurso pode se procurar notícias sobre um assunto específico e encontrar estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, perto de onde o usuário se encontra. Ao lado da caixa de busca existe o ícone de um microfone para que o usuário possa dizer o que procura.
Uma atualização recente do navegador Chrome, desenvolvido pelo próprio Google, permite que seus usuários façam traduções por comandos de voz.
Segundo o Mashable, a empresa foi procurada, mas disse por meio de um porta-voz apenas que “o Google está experimentando constantemente novos recursos”.
Ainda não há previsão que o recurso passe a funcionar no Google brasileiro.

Fonte: R7.com

Procon–SP denunciou 19 sites que não entregam mercadorias

O Procon-SP identificou 19 lojas virtuais que vendem produtos pela internet, mas não entregam. A entidade só conseguiu chegar aos sites de e-commerce após denúncias de consumidores que compraram mercadorias, pagaram e não receberam o produto.

Os sites também não possuem endereços eletrônicos oficiais e, de acordo com o Procon-SP, oito deles ainda continuam no ar. Veja  a lista dos "sites sujos" em http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sites_denunciados_DPPC_maio-2011.pdf.
A entidade informou que enviou notificações a essas empresas para resolver os problemas, mas as correspondências retornam com informações dos Correios como "mudou-se" e "endereço inexistente".
Depois das tentativas frustradas, o Procon-SP denunciou o caso ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania). O objetivo é avaliar a adoção de medidas, pelo órgão policial, no seu âmbito de atuação.

O Procon-SP recomenda que, com a facilidade de contratar serviços e fazer compras sem sair de casa, o consumidor tome cuidados básicos para evitar fraudes, golpes e uso indevido dos dados pessoais. Para se prevenir dos crimes virtuais, basta seguir o passo a passo abaixo:
- antes de fechar a compra, faça pesquisa no site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br) e veja se a empresa tem registro de reclamações;
- desconfie de preços abaixo da média do mercado;
- verifique no site o registro ”.br” e os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for “.com” ou “.net”, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites: “whois.domaintools.com”, “who.is”, “whois.com”; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
- desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
- consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
- verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução e garantias;
- guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
- exija sempre nota fiscal da compra.

Fonte:R7.com

Jornalista que comboiam treino no Corinthians preferem clássico espanhol.

A principal atração do treino desta terça-feira (3) no CT do Corinthians não foi Adriano, que deveria ter se reapresentado às 16h, mas, segundo a assessoria de imprensa, perdeu o voo que o traria do Rio de Janeiro. Também não foram os jogadores reservas, que disputaram um treino coletivo, ou os titulares, que trabalharam fisicamente.
Os olhares da maioria dos jornalistas presentes ao local estavam todos direcionados para a televisão de plasma instalada na sala de imprensa e que teve seu sinal liberado para um evento dos mais especiais: o jogo entre Barcelona e Real Madrid.
Enquanto os corintianos suavam a camisa na academia de musculação ou no campo do CT, os dribles de Messi e Daniel Alves, pelo Barcelona, as arrancadas de Cristiano Ronaldo e as trapalhadas de Higuaín pelo Real Madrid, em jogo válido pelas semifinais da Liga dos Campeões, arrancavam gritos de “uhhh” e lamentações dos profissionais.
A partida disputada no estádio Camp Nou, em Barcelona, definirá o primeiro finalista do principal torneio entre clubes do continente europeu. O vencedor do duelo enfrentará o vitorioso da chave que reúne Manchester United-ING e Schalke 04-ALE, em jogo que será disputado nesta quarta-feira (4).
Como o confronto na Inglaterra será realizado à tarde, e o técnico Tite marcou o treino corintiano para as 9h (de Brasília), a atenção dos jornalistas presentes, ao menos desta vez, não ficará dividida.


Fonte: R7 Esportes